Deni Zolin

Desabamento de prédio em Gramado serve de alerta para Santa Maria; entenda

Desabamento de prédio em Gramado serve de alerta para Santa Maria; entenda

Foto: prefeitura de Gramado (Divulgação)

O desabamento de um prédio de 19 apartamentos que estava interditado em um bairro de Gramado, devido a grandes rachaduras no solo da região, a duas quadras do Lago Negro, é um alerta para os riscos de construções em encostas. 


​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Lá, há mais de 120 casas interditadas desde domingo (19). O problema não é uma exclusividade de Gramado e envolve bairros ricos e de regiões pobres, que não respeitam as leis ambientais. Em Santa Maria, temos problemas, assim como em outros municípios das serras gaúcha e de Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo. 


E se formos ver de perto, até que ocorrem poucas tragédias diante do número tão grande de construções em pirambeiras.

 
O presidente da Câmara de Santa Maria, Givago Ribeiro (PSDB), diz que esse desabamento em Gramado é um aviso do que poderia ocorrer no futuro aqui na cidade caso fosse aprovada, no ano passado, a proposta de permitir mais construções perto dos morros:

 
– Algumas residências e prédios estão desabando por estarem em regiões com relevo acidentado e de morros. Isso é algo que nós estávamos, inclusive, debatendo na Câmara na metade de 2022. Quando discutimos aqui o plano diretor, havia proposta de liberação de construções nos morros de Santa Maria.


E entendendo as questões que envolvem o princípio da precaução, da prevenção, nós mobilizamos quatro emendas contra. Com o que está acontecendo em Gramado, devemos dedicar ainda mais tempo e estudos adequados para analisarmos essa situação, uma vez que é realmente surpreendente o que estamos vendo em Gramado.


Os riscos são reais em Santa Maria

Foto: Nathália Schneider (Diário)


Em Santa Maria, este ano houve mais de um deslizamento de pedras e terra na encosta da BR-158, na subida para Itaara. Em uma delas, a estrada ficou bloqueada por três dias, causando enormes prejuízos. 


Há 20 anos, um trecho de mais de 200 metros da BR-158, perto do Corujão, afundou mais de um metro, ficando com o asfalto cheio de grandes fissuras. A pista foi consertada, mas até hoje ficou o grande desnível na rodovia.

 
Na cidade, há dezenas de construções na beira dos morros. Já houve casos de deslizamentos que destruíram parcialmente algumas casas. Tomara que nunca ocorra uma tragédia, mas o ser humano está sempre desafiando o perigo, infelizmente.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Rede nacional de petshops abre na cidade e gera 15 novos empregos Anterior

Rede nacional de petshops abre na cidade e gera 15 novos empregos

Moradores reclamam de buracos na estrada do Radar: caminhão da Base estragou no local Próximo

Moradores reclamam de buracos na estrada do Radar: caminhão da Base estragou no local

Deni Zolin